ORTODONTIA

Dr.

Vitorino Koch

Dra.

Daniela Soares

Marque a sua consulta

A ORTODONTIA É UMA ESPECIALIDADE DA MEDICINA DENTÁRIA QUE FAZ O DIAGNÓSTICO, A PROFILAXIA E O TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES DA POSIÇÃO DOS DENTES E DOS MAXILARES

 

Os benefícios da correção ortodôntica vão muito além da estética, aumentando a capacidade da mastigação, melhorando a higiene oral, podendo evitar ou melhorar problemas da articulação temporo-mandibular, promovendo melhorias ao nível da respiraçao e fonação, e não menos importante, melhorando muito a autoestima entre outros.

 

Quanto à idade apropriada para iniciar a correção, vai variar de acordo com os problemas a corrigir. Em alguns casos, por volta dos 6 anos, já deverão ser corrigidas algumas anomalias. 

 

Hoje em dia existe uma variedade de aparelhos ortodônticos que podem ser removíveis ou fixos, intra-orais ou extra-orais, sendo que algumas das anomalias terão que ser corrigidas com o auxílio de várias técnicas. Existem casos em que só é possível fazer a correção com o recurso a extrações dentárias e, em alguns casos, só mesmo com cirurgia ortognática.

 

Relativamente à duração da correção, normalmente varia entre 12 a 24 meses, existindo no entanto casos de pequenas anomalias, que em poucos meses ficam corrigidas. Infelizmente, alguns casos mais complexos demoram vários anos a ser corrigidos corretamente devido à necessidade de utilização de várias técnicas em diferentes idades.

 

A decisão do início e tipo de correção a levar a cabo deve ser sempre aconselhada pelo Médico Dentista que com o auxílio de fotografias, moldes das arcadas dentárias e radiografias fará um estudo das anomalias existentes definindo a idade a iniciar, quais os aparelhos a utilizar e o seu timing.