HIGIENE ORAL

Dr.

Vitorino Koch

Marque a sua consulta

A HIGIENE ORAL É RESPONSÁVEL PELO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TERAPÊUTICA DE DOENÇAS ORAIS, TENDO UM PAPEL MUITO IMPORTANTE NA MANUTENÇÃO DE TODOS OS TRATAMENTOS QUE SÃO REALIZADOS NAS OUTRAS ESPECIALIDADES.

 

Deverão ser efetuadas consultas de prevenção, normalmente de 6 em 6 meses.

 

Nestas consultas, com o auxílio de exames radiográficos, será avaliado o estado das gengivas / periodonto, dos dentes, das restaurações, das coroas, dos implantes e de outros tratamentos. Será igualmente realizada uma destartarização, que consiste na remoção da placa bacteriana / tártaro utilizando aparelhos de ultrassons e jatos de bicarbonato / glicerina, fundamental para a manutenção de uma boa saúde bocal.

 

 

 

Escove os dentes em profundidade com uma pasta com flúor durante cerca de dois minutos, pelo menos duas vezes por dia. Seja delicado, pois uma escovagem excessivamente forte pode danificar o esmalte dos dentes, levando ao aparecimento de desgastes que tornam os dentes sensíveis às diferenças de temperatura.

 

Deve-se dar preferência por escovas com a cabeça pequena, cerdas direitas e dureza média ( nos casos em que por vários motivos as gengivas são maís sensíveis, poderá usar dureza suave ).

 

Relativamente à duração da escova, mais do que defenir um prazo, a mesma deve ser substituída sempre que as cerdas fiquem deformadas.

 

No caso das crianças, a pasta e a escova deverão ser as recomendadas para cada idade . Deverá ser  a criança a iniciar a escovagem, sempre com a orientação de um adulto que deste modo lhe vai ensinando a  melhor técnica.

 

- ESCOVAGEM MANUAL

 

Passo 01

Use a escova com uma inclinação de cerca de 45 graus em relação à superfície exterior dos dentes com movimentos circulares ou elípticos, prestando especial atenção à zona dos dentes junto da gengiva. Inicie pelos dentes da frente ( caninos e incisivos ) passando depois para a zona posterior ( pré-molares e molares ).

 

Passo 02

Passe, agora, para a superfície oclusal dos dentes posteriores usando movimentos circulares da escova.

 

Passo 03

Inclinando a escova para o interior da boca repita o passo 01, limpando a superfície dos dentes virados para a língua.

 

Passo 04

Deverá agora escovar suavemente a língua com movimentos de dentro para fora ( deste modo causa menos reflexo de vómito ) eliminando muitas das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Existem também raspadores linguais que são muito eficazes na sua limpeza. Após a sua limpeza, a língua deverá apresentar uma coloração avermelhada sem a presença de uma camada esbranquiçada.

 

- ESCOVAGEM ELÉTRICA

 

Nos casos de dificuldade na utilização da escova manual, existem no mercado escovas elétricas que orientam a escovagem e que, no caso das crianças, poderá funcionar como um estímulo.

A técnica a usar deverá ser a recomendada pelo fabricante, tendo sempre presente que neste caso não se deve fazer movimentos manuais.

 

- FIO OU FITA DENTÁRIA

 

De preferência à noite, deverá ser usado o fio ou fita dentária entre todos os dentes. Cortar uma porção generosa de modo a ser possível enrolar nos dedos indicadores e apoiando nos dedos polegares fazendo-o passar entre os dentes até tocar na gengiva sem ferir, tendo o cuidado de o encostar à superfície dos dentes com movimentos para cima e para baixo e de fora para dentro. Deve-se retirar o fio ou fita dentária,  movimentando uma das mãos  em direção da outra, de modo a que o fio ou fita saia no sentido laterar relativamente aos dentes e não no sentido vertical, que poderia ter como consequência no caso dos dentes restaurados fazer com que estas restaurações se soltem.

 

- ESCOVILHÕES DENTÁRIOS

 

Nos casos em que o espaço entre os dentes é folgado, deverão ser usados escovilhões. A espessura dos escovilhões deverá ser a adequada ao espaço existente.

 

-COLUTÓRIOS E ELIXIRES

 

Existem no mercado dois tipos de produtos para utilização oral, os elixires apresentam na sua composição princípios ativos diluidos numa solução hidro-alcoólica, enquanto os colutórios não apresentam álcool na sua composição.

A escolha do colutório ou elixir deve ser feita baseada nas necessidades de cada pessoa, sendo deste modo essencial o aconselhamento por parte do Médico Dentísta ou Higienista Oral, por exemplo, os que têm na sua composição clorohexidina que provocam o aparecimento de pigmentação nos dentes e gengivas pelo que devem ser usados por curtos períodos de tempo.

Os colutórios e elixires, dependendo da sua composição, permitem-nos controlar a placa bacteriana, a halitose, a xerostomia, as cáries dentárias e/ou o aparecimento de manchas dentárias.