PERIODONTOLOGIA

Dr.

Vitorino Koch

Dr.

Tiago Ribeiro

Marque a sua consulta

ESPECIALIDADE QUE SE DEDICA AO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS QUE AFETAM O PERIODONTO ( GENGIVA, LIGAMENTO E OSSO ).

 

A principal causa da doença periodontal é a deficiente escovagem que leva à acumulação da placa bacteriana, que não é mais que uma película aderente composta por restos alimentares e bactérias que se forma na superfície dos dentes inclusive no sulco gengival.

Com o passar do tempo, esta película torna-se mais espessa e minelarizada, levando ao aparecimento  do tártaro que já só é possível  ser removido pelo Médico Dentista.

As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez potenciam o aparecimento da gengivite pelo que deverão ser feitas consultas dentárias de 3 em 3 meses.

O stress, tabaco, alguns medicamentos, o uso de aparelhos ortodônticos, restaurações deficientes são também fatores de risco.

 

 

As doenças periodontais dividem-se em :

 

- GENGIVITE

A gengivite aparece pela acumulação de bactérias no sulco gengival levando ao aparecimento de inflamação com vermelhidão e sangramento. Este estado leva a que muitas vezes a escovagem se torne dolorosa o que faz com que esta se torne deficiente, conduzindo ao agravamento desta  patologia.

Por vezes desenvolve-se uma gengivite aguda repentina que leva à morte das células da gengiva com dor muito intensa.

 

- PERIODONTITE

Quando não tratada atempadamente, a gengivite evolui  para a periodontite, que provoca danos irreversíveis no ligamento dentário com perda do osso que suporta os dentes, levando ao aparecimento de mobilidade dentária.

Com o passar dos anos, tem como consequência a perda dos dentes, sendo mesmo a principal causa da sua perda nos adultos, pelo que se torna fundamental o seu tratamento o mais cedo possível.