IMPLANTOLOGIA

Dr.

Tiago Ribeiro

Marque a sua consulta

É a mais avançada opção para a substituição dos dentes perdidos, sendo na atualidade utilizada com muita frequência.

 

Quando existe a perda dos dentes, o osso que os sustentava tende a ser reabsorvido, o que leva a um envelhecimento precoce. A colocação de implantes é a única técnica de reabilitação que preserva o osso .

 

As reabilitações feitas com implantes permitem-nos recuperar em cerca de 90% a capacidade mastigatória, enquanto as reablitações feitas com o recurso a próteses removíveis só nos permite recuperar cerca de 20%. Outra vantagem muito importante tem a ver com o facto de não interferirem com o paladar contrariamente com o que acontece com as próteses removíveis.

 

A idade mínima para colocar implantes é de 18 anos, altura em que se considera que o crescimento ósseo está terminado, não existindo idade máxima, desde que haja as condições necessárias para a sua colocação.

 

Após estudo radiográfico os implantes dentários são colocados em locais onde exista osso suficiente e saudável. Nos casos em que não existam essas condições podemos colocar enxerto ósseo.

 

Na cirurgia de colocação dos implantes dentários são realizados procedimentos de desinfeção e profilaxia, sendo que na grande maioria dos casos a anestesia local é suficiente .

 

A dor ligeira e o edema são alguns dos efeitos normais e fáceis de controlar.

 

De modo a minimizar complicações são necessários alguns cuidados por parte do paciente :

 - Tomar a medicação prescrita a horas

 - Aplicar (indiretamente) gelo sobre a zona intervencionada

 - Evitar fontes de calor

 - Reforçar os cuidados de higiene oral

 - Durante os primeiros dias optar por alimentos moles

 

Após a colocação dos implantes dentários ocorre um processo de osteointegração durante cerca de quatro meses. Após este tempo serão colocadas as coroas.

 

Existem casos, que por motivos estéticos (normalmente, nos dentes anteriores), em que as coroas (neste caso provisórias) são colocadas na mesma altura dos implantes (implante de carga imediata) sendo que, após quatro meses, serão colocadas as coroas definitivas.

 

Nos casos de perda de todos os dentes, de um ou de ambos os maxilares, poderão ser usadas duas técnicas distintas. Numa serão usados implantes para segurar uma prótese removível através de molas de fixação, noutra, os dentes serão fixos (aparafusados) nos implantes. Esta última técnica é sem dúvida a mais eficaz e confortável.

 

A durabilidade dos implantes não é definida. As reabilitações com implantes duram muito e, se devidamente cuidadas, podem durar uma vida inteira.

 

Deverá escovar os dentes implantados do mesmo modo como escova os dentes naturais, usando para além da escova, fio dentário e escovilhões interdentários, não esquecendo de limpar a língua.

 

Nos casos de próteses suportadas por implantes, a prótese deverá ser retirada da boca diariamente e lavada com a escova de dentes, limpando igualmente com todo o cuidado os encaixes. A cabeça dos implantes e / ou barra deverão ser limpos com o auxílio de uma escova apropriada.

 

Existem no mercado aparelhos de jato de água e ar com grande capacidade de limpeza, sendo ideal para limpar de forma eficaz as zonas de difícil acesso.

 

Por último, poderá usar um colutório ou um elixir recomendado pelo seu Médico Dentista.

 

De 6 em 6 meses deverá ser sempre realizada uma consulta de rotina , onde será realizada uma avaliação do estado da saúde bocal e uma limpeza aprofundada dos dentes naturais e implantados.